Adriano Pinheiro

Tenor lírico natural de Goiânia-GO. Sob a orientação do professor Neil Rosenshein, conclui em 2012 o Professional Studies in Voice da Manhattan School of Music em New York, onde também trabalhou como professor de canto – MSM Sunday. Mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Brasil (2010).

Graduado em Licenciatura Habilitação em Música pela Universidade Federal de Goiás (1996). Sua atuação abrange igualmente a ópera, a música de concerto e a música de câmara. Possui experiência em regência coral, direção cênica e produção de espetáculos culturais. Apresentou-se em Roma e Napoli como solista do grupo Brasilessentia. Em Paris, apresentou-se no Petit Palais como solista do Ensemble Vox Brasiliensis. Atuou como solista nas obras “Magnificat” (Monteverdi), O Messias (Handel), “A Criação” (Haydn), “Requiem” (Mozart), Madalena (Villa-Lobos), “A Flauta Mágica (Mozart), “La Traviata” (Verdi), “Le Domino Noir ‘(Daniel Auber), Olga (Jorge Antunes) e tantas outras. Apresentou-se frente a várias orquestras sob regência de renomados maestros como Eleazar de Carvalho, Emílio de César, Graham Griffts, Mario Zaccaro, Naomi Munakata, Carlyle Weiss e Erick Whitacre. Especializou-se em canção brasileira com Lenice Priolli.

Em 2009 ministrou Masterclass de canto na Universidade IUNA (Buenos Aires) e na Faculdade Nacional de Cuyo em Mendoza Argentina. Em 2010 participou de Masterclass de “Canto Lirico e Perfezionamento Interpretativo” na Accademia Internacionale di Musica de Roma-Italia com os maestros Elizabeth Norherg-Schulz e Sergio Oliva, apresentando-se no Teatro Donizzeti. Em 2011 fez o concerto Coração Brasileiro, no Palácio Foz, Lisboa-Portugal; Em 2012 foi professor do 8º Barcelona Festival of Song e apresentou-se nos palcos dos Estados Unidos, Espanha, Itália e Grécia. Recentemente (ago/2014) foi professor de canto do Festival de Ópera de Oaxaca e do Festival de Tlaxiaco-México, onde também proferiu palestra, dirigiu ópera e fez concertos. Este ano será professor de canto no III Gramado In Concert Festival Internacional de Música. Atualmente é professor de canto da Universidade Federal de Goiás.